Daytripper está entre os indicados ao prêmio francês Ouest-France Quai des Bulles

O álbum Daytripper, publicado na França pela editora Urban Comics – uma divisão da Dargaud especializada na publicação de HQs da DC Comics e do selo Vertigo -, está entre os dez livros indicados ao prêmio Ouest-France/Quai des Bulles.

Daytripper, dos brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon, foi publicado originalmente nos Estados Unidos como uma série em dez capítulos da Vertigo, entre 2009 e 2010 (e lançado no Brasil como uma edição especial da Panini, em setembro de 2011).

As outras nove HQs selecionadas são:

Kililana song, de Benjamin Flao (Futuropolis);
June, de Nicolas Moog (Six pieds sous terre);
Je, François Villon – volume 1 – Mais où sont les neiges d’antan?, de Luigi Critone (Delcourt);
Toby mon ami de Grégory Panaccione (Delcourt);
Les amis de Pancho Villa, de Léonard Chemineau e James Carlos Blake (Casterman);
Castilla drive, de Anthony Pastor (L’an 2 Eds, Actes Sud);
Gueule d’amour, de Delphine Priet-Maheo e Aurélien Ducoudray (Boite A Bulles);
La mémoire de l’eau, de Valérie Vernay e Mathieu Reynès (Dupuis);
La peau de l’ours, de Zidrou (Dargaud).

A seleção dos dez álbuns é feita por um júri composto por membros do Festival Quai des Bulles, de jornalistas do Ouest-France e por funcionários de uma livraria especializada em quadrinhos. O vencedor é escolhido por um grupo de dez jovens, cujas idades variam de 18 a 35 anos, inscritos no Festival com um formulário no qual explicam o interesse em participar do evento.

Depois de Angoulême, o Prêmio Ouest-France/Quai des Bulles é um dos mais importantes da França. Os autores da obra vencedora recebem dois mil euros, em dinheiro, e o álbum ganha uma campanha promocional promovida pelo jornal Ouest-France.

O anúncio do vencedor e a entrega do prêmio ocorrerão durante o Festival de Quadrinhos Festival Quai des Bulles , entre os dias 26 e 28 de outubro, na cidade de Saint-Malo.

A HQ ganhou o Prêmio Eisner, como melhor minissérie; o Prêmio Harvey; Prêmio Eagle; e ficou em primeiro lugar na lista das mais vendidas do New York Times.

 

 

 

Advertisements